• 54 | 99972-0011
  • contato@canildonode.com.br

Artigos Canil Don Odé

Importância dos petiscos e recompensa para o seu cão


  Há alguns anos atrás para adestrar um cão, era usado algumas técnicas que mostrassem ao animal a força do homem. O método utilizado era, basicamente, o medo. Cães eram adestrados com base na dor e na repressão, era comum usar a violência para domesticar e adestrar os animais.

Ainda bem, que toda essa brutalidade é coisa do passado, pois hoje em dia existem métodos muito mais eficientes, éticos e saudáveis para ensinarmos aos animais alguns truques e comportamentos. Falando especificamente sobre os cães, o fato de muitos adestradores e especialistas em comportamento animal terem estudado a fundo o funcionamento social dos cães e publicado diversos livros sobre o tema, ajudou no desenvolvimento de técnicas modernas de adestramento, que se baseiam no carinho e afeto e jamais na violência e intimidação.

Uma das técnicas mais eficientes utilizadas hoje em dia consistem, basicamente em recompensar o animal quando ele fizer corretamente o que é esperado que ele faça, é o chamado Reforço Positivo.

O fato de não usar da violência, punindo os comportamentos indesejados e recompensar os bons comportamentos estimula o cão a realizar de forma natural e espontânea o que lhe é proposto e aos poucos o cãozinho vai abandonando aqueles maus hábitos que não são nada agradáveis e prejudiciais ao seu comportamento e convívio social.


O tal do “reforço positivo" nada mais é do que uma recompensa pelo bom comportamento do cão. Essa recompensa pode ser um carinho, um elogio, um afago ou mesmo um petisco.  Esse último certamente é o mais atrativo para o cão, mas tem um alerta aí caro leitor, devemos ter alguns cuidados com essa recompensa, afinal, nada mais deixará seu cão mais empolgado e disposto a aprender uma nova tarefa quanto um bom petisco. Com certeza ele se concentrará muito mais em você e irá se esforçar para aprender o mais rápido possível sabendo que, depois de cumprir a missão, ganhará o tão saboroso e esperado petisco.

O problema é quando você condiciona seu cão a obedecer apenas quando tem um petisco em mãos. Ele pode ficar dependente do petisco para lhe obedecer e isso não é o que esperamos.

Mas afinal, qual o melhor petisco para adestramento?



Existem os mais variados petiscos no mercado que às vezes pode se tornar difícil decidir qual o melhor petisco para adestramento. Assim como com a comida que colocamos no nosso próprio corpo, nas últimas décadas as pessoas têm se tornado mais e mais conscientes em relação a saúde e conteúdo nutricional do que damos para os nossos cães.

Tenha cuidado pois existem muitos petiscos no mercado que são cheios de sal e aditivos que não são bons para a saúde do seu cão. Abaixo temos uma lista de perguntas e respostas, com alguns fatores que você deve levar em conta na hora de escolher o melhor petisco para o seu cão:

Qual o tamanho exato do petisco para o meu cão?

É importante levar em conta na hora da escolha do tamanho do petisco, pois durante qualquer sessão de treinamento o seu cão pode consumir 15, 20,30 petiscos tranquilamente. Você deve estar em alerta quanto a raça do seu cão, já que muitas raças têm a tendência de engordar, você deve ser cauteloso com o tamanho do petisco que você vai dar cada vez. O seu cão não dá a mínima importância para o tamanho do petisco, o que importa para ele é apenas receber a sua recompensa. Você pode escolher um petisco que seja pequeno o suficiente ou você pode quebrar um petisco maior em pequenos pedaços. Mas também não precisa exagerar e dar um petisco do tamanho de um grão de areia, não, o petisco tem que ser no mínimo um pouco maior que um grão de ervilha, isso já é o suficiente para o seu cão ficar satisfeito e feliz pela recompensa.

Quais os tipos de petiscos mais recomendado e quanto a sua consistência?

Existem dois tipos principais de petisco; macios e biscoitos secos. Os petiscos macios são mais fáceis de quebrar em pequenos pedaços. Adicionalmente, algumas raças pequenas e filhotes acham mais fácil mastigar os petiscos macios. É importante que a consistência do petisco não exija que o cachorro precise mastigar em excesso que então toma tempo da sessão de treinamento. Os petiscos macios também tendem ser mais saborosos.

Devo me preocupar com os ingredientes do petisco? E quanto ao sabor?

Com certeza é sempre importante verificar a informação nutricional listada no verso da embalagem de qualquer petisco que você escolher. Petiscos que são feitos sem aditivos, conservantes, corantes ou sabores artificiais são sempre a melhor escolha. Esses ingredientes não são bons para a saúde do seu cão e podem irritar o estômago. Você também deve observar a quantidade de sal. O sal não é bom para cães e muitos dos petiscos comerciais possuem muito sal adicionado. Também deve evitar petiscos que contenham milho. São usualmente utilizados para “encher” o cão na ração, sem ser particularmente saudável para o seu cão. Quanto a escolha do sabor, a maior parte dos petiscos vêm numa variedade de sabores, então o que você escolher não faz muita diferença desde que o seu cão goste.

Devo comprar alguns petiscos especiais para motivar ainda mais o meu cão para determinada missão?

Deve sim, pois quando um adestrador se referir a alguma coisa como sendo um “petisco especial”, eles querem dizer algo que seja muito especial, algo que o seu cão ganhará eventualmente. Os petiscos para treinamento regular não caem nessa categoria pois são coisas que você dá com muita frequência para o seu cão. Quando ocorrer um treinamento ou comportamental que você realmente está tendo muita dificuldade, é uma boa ideia usar os petiscos especiais para realmente motivar o seu cão.

Os petiscos especiais mais recomendados são: Pequenos pedaços de frango, carne ou salsicha, queijo ou pasta de amendoim. É importante escolher comida de boa qualidade. Se você não estivesse confortável em colocar um marca em particular no seu próprio corpo não deveria dar ao seu cachorro também! Nessa hora pense muito, pois se trata de algo muito especial mesmo.

E para cães com problemas de pele ou estômago?

Se o seu cão sofre com algum problema de pele ou estômago, não se preocupe, existem petiscos de qualidade no Mercado. Porém deve se levar em conta que os melhores petiscos para cães com esses problemas, são os de grãos feitos de abóbora ou batata doce. Esses ingredientes são bastante gentis no estômago e não têm nada que possam irritar a pele do seu cão. Você também poderia escolher um petisco a base de salmão para cães com problemas de pele.

Como levar, e armazenar o petisco?

Quando escolher um petisco para adestramento, tenha em mente o quão fácil ele será de carregálo. Já que certamente você irá leva-los em seus passeios, caminhadas, idas ao parque e então os petiscos devem ser de tamanho e forma adequada de forma que você possa colocá-lo numa bolsinha ou até mesmo no seu próprio bolso. Recompensar na hora certa é tudo e se você estiver tendo dificuldades em pegar o petisco, quebrá-lo em tamanho adequado você pode muito bem perder a hora e o seu cão irá pensar que está sendo recompensado por alguma coisa diferente. Quanto ao armazenamento, mesmo que você possa armazenar petiscos abertos numa bolsa plástica ou potinho, escolher um petisco que venha na sua própria embalagem é sempre mais fácil! Alguns petiscos podem ficar duros bem rápido quando expostos ao ar.

Existem muitos petiscos disponíveis no mercado. Se você verificar os ingredientes, tamanho e textura, e usar essas dicas como regra geral, deve ser simples de encontrar um petisco que seja saudável, saboroso e dentro do orçamento.

Lembre-se que a coisa que mais tem valor para um cão é o carinho de seu dono. Sempre o elogie bastante e faça muito carinho quando ele lhe obedecer ou fizer algo que lhe agrade. Eles adoram ouvir um “bom garoto” ou “boa garota” quando cumprem uma missão, junto com um belo carinho na cabeça e um petisco. O cão sempre aprenderá com mais facilidade e alegria os treinamentos que priorizam e estimulam respeito mútuo entre o cão e se dono. Mostre-lhes como é bom aprender e fazer as coisas certas, como é bom ganhar um petisco e, acima de tudo, como é bom receber o carinho sincero de um dono ama seu cão!