Adestramento

Não importa de qual raça seja seu cão, é sempre muito importante e interessante ensinar comandos para ao seu amigo peludo, indiferente da idade e raça dele. O treinamento criará um vínculo entre vocês que será muito útil em algumas situações do dia-a-dia. Além disso, é uma atividade mental que os cães adoram.

É mais saudável, ele recebe estímulos, tornando-se mais inteligente, e os laços entre o dono e o seu cão são estreitados.

No início o treinamento é composto de pequenas sessões de treinamento. Dessa forma seu cão estará motivado e ansioso para a próxima sessão.

Quando iniciamos o treinamento preferencialmente devemos escolher um local calmo e livre de distrações, use sempre o mesmo local nas primeiras aulas pois assim o cão já saberá que o jogo está para começar facilitando o adestramento.

A partir do momento que o seu cão aprendeu um comportamento (exercício) e o executa de uma forma clara e objetiva em 90% ou mais das vezes, estará na hora de você passar a treinar em outros locais com um número maior de distrações, comece com outros locais da casa e assim por diante. Quanto maior o número de ambiente que o cão for exposto  maior será sua obediência.

Assim que um cão é adestrado ele aprende a se comunicar de maneira mais efetiva com seu dono, evitando falhas na comunicação e broncas desnecessárias. Os passeios e todas as outras interações familiares também se tornam muito mais prazerosas.

E a maior vantagem de adestrar seu Pet é que esta mudança na vida do animal traz benefícios para ele e também para o dono e seus familiares.

Como funciona:

Primeiramente será agendada uma visita para que ambas as partes possam se conhecer, durante essa visita realizo uma anamnese do Proprietário/cão a fim de identificar possíveis falhas no manejo do cão.

Durante a avaliação, o dono deve transmitir o máximo de informações sobre o cão, seu comportamento e a rotina do seu peludo esclarecendo também qual o trabalho que deseja realizar e suas expectativas com o adestramento. Após esse primeiro contato e esclarecimento de dúvidas, você decidirá se vai ou não adestrar o seu cão com a cão social podendo ser agendado o início dos trabalhos.

Local de Adestramento:

Canil Don Odé possui 02 vias de trabalho:

  • Adestramento Domiciliar: Nós vamos até você, treinamos seu Pet na sua casa ou num lugar apropriado, mas o mais importante que seu Pet esta sempre sob sua supervisão e ao seu lado. 
  • Adestramento Regime de Internato: Neste sistema o cão fica hospedado em nosso canil, possui uma atenção diária de seu adestrador que executa desta forma um empenho maior e específico, abordando de forma efetiva o treinamento do seu cão. O proprietário do cão pode acompanhar o treinamento no mínimo semanalmente, não deixando ficar ausente o seu contato com o cão. As aulas em dia de Sol são ministradas em nosso campo de treinamento e dias de chuva são feitas na área coberta (150m²) do Centro Treinamento, as aulas são uma vez ao dia com recreação e interatividade, a fim de tornar interessante as aulas que o cão recebe.

Aulas:

Cada sessão dura em torno de 35 a 50 minutos de treino todas muito bem elaboradas e consistentes. A consistência e a chave para se ter um cão bem treinado.

As aulas pode ser feita das seguintes formas:

  • 01 aula por semana  (04 aulas mês) – Domiciliar
  • 02 aulas por semana (08 aulas mês) – Domiciliar
  • Regime de Internato

O Método:

Reforço Positivo: um tipo de adestramento, no qual o animal é recompensado pelo comportamento desejado, sem que haja repreensão ou força física, de uma maneira positiva - reforço. Isso motivará o seu cão a acertar novamente fazendo com que ele aprenda de forma gostosa e descontraída.

Todos os ensinamentos, quando feitos da forma correta, devem ser seguidos de uma recompensa, que pode vir na forma de um petisco ou de um carinho, com passar do tempo as recompensas vai sumido e o Pet vai executando os comandos sem premiação. Assim, o cão perceberá que o dono tem liderança, sempre se sentirá mais disposto atender os comandos.